Leitura & escrita
Enquanto as competências linguísticas orais e as competências motoras são inatas e não necessitam de aprendizagem, a leitura e a escrita requerem a existência de uma aprendizagem formal e explícita (Sousa & Martins, 2015).

Leitura
Processo pelo qual o indivíduo atribui significado às combinações de letras, transformando-as em palavras conhecidas (ASHA, n.d.). As componentes da leitura são: i) reconhecimento da palavra - capacidade de identificar palavras lidas, quer por descodificação fonológica (capacidade de transformar sequências de letras, nas componentes fonológicas correspondentes), quer por identificação da palavra (reconhecimento visual automático); ii) fluência de leitura - capacidade de reconhecer e ler palavras, de forma precisa e com entoação, ritmo e velocidade adequada e iii) compreensão de leitura (ASHA, n.d.).
Escrita
Processo complexo, que visa a comunicação através da utilização de símbolos em forma de letras, cuja combinação irá formar palavras (ASHA, n.d.). Por sua vez, as palavras irão formar frases, que são organizadas em parágrafos e em diferentes géneros de discurso (por exemplo, expositivo ou narrativo) (ASHA, n.d.). O processo de escrita inclui as capacidades de planear, organizar, refletir, rever e editar o produto escrito (ASHA, n.d.).

Referências bibliográficas:
American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). (n.d.). Written Language Disorders. https://www.asha.org/practice-portal/clinical-topics/written-language-disorders/
Sousa, A., & Martins, S. (2015). As Perturbações Específicas da Aprendizagem: Orientações Diagnósticas. In C.B. Lima (Eds.), Perturbações do Neurodesenvolvimento: Manual de orientações diagnósticas e estratégias de intervenção (p. 161). Lidel.