Queremos melhorar a estrutura do texto!

A produção de um texto é um processo complexo, que se divide nas componentes de: 

  • Planificação - definir objetivos, selecionar conteúdos e organizar as informações para estruturar o texto;
  • Textualização - redação do texto propriamente dita (escrita das palavras, frases e parágrafos que irão dar forma ao texto);
  • Revisão - leitura, avaliação e eventual correção do que foi escrito. 


Que atividades posso fazer?

Chuva de ideias

Antes de dar início à elaboração do texto, poderá ser realizado um brainstorrming de ideias, em que a criança/jovem vai registando palavras/frases relevantes para o texto, resultantes de pesquisas ou da própria imaginação. No fim do registo deverá selecionar as que fazem mais sentido para o texto que quer redigir. 

Abaixo encontra-se um exemplo de uma ficha de registo de ideias, que poderá descarregar.


Parágrafos organizados 

Para escrever um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão é importante que a criança/jovem consiga também escrever parágrafos organizados. Esta atividade permite que a criança/jovem escreva um parágrafo composto pela fase inicial, ideias principais e conclusão. 

Abaixo encontra-se um exemplo de um organizador de parágrafos, que poderá descarregar.


Organizador de texto

Antes de elaborar o texto a criança poderá fazer o desenho da história que quer escrever. Depois do desenho pode, por escrito, agrupar os acontecimentos, respondendo às perguntas "Quando?", "Onde?", "Quem?", "O quê?" e "Como?". 

Abaixo encontra-se um exemplo de organizador de texto, que poderá descarregar. 


Mapa da história 

O mapa de histórias é utilizado para a planificação de textos, através de um esquema, dividido pela introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Abaixo encontra-se um exemplo de mapa da história, que poderá descarregar. 

História em pauzinhos

Com o auxílio de pauzinhos coloridos (disponíveis à venda já coloridos e/ou por pintar) a criança/jovem deverá ordenar a sua história por ordem de acontecimentos, respondendo à perguntas "Quando?", "Onde?", "Quem?", "O quê? e "Como?". A cor de cada pauzinho deverá corresponder a uma destas perguntas. 



Bandas Desenhadas

Nada melhor que bandas desenhadas para trabalhar a imaginação e organização da escrita. As bandas desenhadas irão permitir à criança/jovem idealizar uma história e dividi-la pelos diferentes acontecimentos. Esta atividade pode ser feita com estruturação (a criança cria a banda desenhada através da resposta às perguntas propostas) ou então por estilo livre. 

Abaixo encontram-se exemplos de esquemas de bandas desenhada, que poderá descarregar. 


Quadro de revisão de escrita 

Para facilitar a revisão do texto, a criança/jovem poderá utilizar um quadro de revisão de escrita. No quadro pode registar se foi capaz ou não de escrever um texto que respeite os aspetos necessários para a escrita de um texto (vocabulário, ortografia, organização, ligação de ideias, etc.). Desta forma, a criança/jovem irá ser capaz de refletir sobre a sua escrita e monitorizar a evolução. 

Abaixo encontra-se um exemplo de quadro de revisão de escrita, que poderá descarregar. 


Recursos Online

Recurso gratuito. Destinado a crianças do 1º ciclo de escolaridade. Clica na imagem para acederes ao site.

Recurso gratuito. Destinado a crianças do 2º e 3º ano, mas que pode ser adaptado para outras faixas etárias. Clica na imagem para acederes ao site.

Dinamizadoras do projeto 2022/2023: Catarina Santos | Cláudia Jesus | Inês Marques | Marta Martins

Dinamizadoras do projeto 2023/2024: Beatriz Fernandes | Bruna Guerreiro | Vera Santos

Coordenação: Telma Pereira 

Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora