Queremos melhorar a fluência leitora!
Fluência de leitura é a capacidade que implica a precisão, velocidade e prosódia/ritmo na leitura. A velocidade de leitura envolve o reconhecimento instantâneo de palavras, enquanto recorre à atenção e à memória para a recuperação do significado da frase (e do texto), permitindo a leitura expressiva. Um leitor fluente reconhece as palavras automaticamente e sem esforço, agrupa-as, acedendo rapidamente ao significado de frases e de expressões do texto.
Que atividades posso fazer?

Atividades musicais
O contacto das crianças/jovens com atividades musicais melhora a velocidade leitora das mesmas e, por consequência, melhora a compreensão leitora do material lido.
Atividades rítmicas

- Preparar um metrómetro físico ou online (https://www.musicca.com/pt/metronomo) com o número de batimentos ajustado à velocidade pretendida;
- Fornecer à criança/jovem uma lista de palavras em formato de tabela;
- A criança/jovem deverá começar a ler a primeira linha de palavras quando escutar o primeiro batimento;
- Quando ouvir o segundo batimento deve passar para a linha de baixo e esperar pelo batimento seguinte para ler a respetiva linha.
Abaixo encontra-se um exemplo de tabela com palavras, que poderá descarregar.
Gráficos de velocidade leitora
Estes gráficos são utilizados para melhorar a velocidade leitora, na medida em que aumentam a motivação das crianças/jovens através do estímulo visual do número de palavras lidas por minuto.

- Selecione um texto para ler com a criança/jovem;
- Coloque o temporizador a contar 1 minuto;
- A criança/jovem começa a ler;
- Quando passar 1 minuto a criança/jovem para e contam em conjunto o número de palavras lidas;
- Registem no gráfico o número de palavras lidas.
Abaixo estão exemplos de dois gráficos de registo da velocidade de leitura, que podem descarregar.
Nomeação rápida
Prepare um jogo com diversas imagens (por exemplo, dominó de imagens).
- Comece a jogar com a criança/jovem.
- Durante o jogo ou no fim deste, peça à criança/jovem que nomeia o mais rápido possível cada imagem.

Para ser mais desafiante para a criança/jovem, coloque o tempo a contar e vejam quem nomeia um maior número de imagens, o mais rápido possível. Esta atividade pode também ser feita com coisas do dia-a-dia, por exemplo estarem na rua e tentarem nomear rapidamente as cores dos carros.
Abaixo estão exemplos de tabelas de nomeação rápida, que poderá descarregar.
Gravação de leitura
Vamos simular um estúdio de gravação! Prepare um gravador. Pode utilizar o telemóvel ou o computador.

- A criança/jovem seleciona um texto/livro à sua escolha;
- Enquanto a criança/jovem lê o texto em voz alta é gravada a sua leitura;
- Depois de gravada a criança/jovem pode ouvir a sua leitura as vezes que quiser.
Em crianças mais crescidas pode ser pedido para que reflitam sobre a sua leitura, após ouvirem a gravação.

Videojogos de ação
Requerem a realização de sacadas oculares - movimentos oculares realizados também na leitura. Ao treinarem estes movimentos com videojogos de ação, os mesmos também serão melhorados para a leitura.
Recurso online
Recurso online gratuito (ou pago - versão VIP), que permite a introdução de um texto adequado à faixa etária da criança/jovem. Após introdução do texto no software é possível a personalização do número de palavras que irão ser apresentadas para leitura, assim como a velocidades e o tamanho de letra das mesmas. A versão paga permite a monitorização dos resultados obtidos pela criança durante a leitura.
Clique na imagem para aceder ao site.