Queremos melhorar a compreensão leitora!
A compreensão da leitura refere-se à atribuição de significado ao que se lê, quer se trate de palavras, de frases ou de um texto. Tal como na compreensão oral, o importante na leitura é a apreensão do significado da mensagem. Um bom nível de compreensão da leitura de textos resulta da interação entre quatro componentes:
- Eficácia na rapidez e na precisão da identificação de palavras (automatização na identificação das palavras);
- Conhecimento da língua de escolarização (particularmente o domínio lexical);
- Experiência individual de leitura;
- Experiências e o conhecimento do mundo por parte do leitor.
Que atividades posso fazer?
Técnica de cloze (ideia retirada da técnica de cloze)
Envolve a capacidade do leitor estabelecer relações entre os elementos do texto e a sua capacidade de desenvolver associações adequadas entre o conhecimento prévio e a informação impressa.
Abaixo encontram-se exemplos de textos adaptados à técnica de cloze, que poderá descarregar.
Esquemas de compreensão de textos
A criança/jovem poderá utilizar esquemas de apoio que contêm as perguntas chave para compreender um texto.
Abaixo encontram-se exemplos de esquemas de apoio à compreensão de texto, que poderá descarregar.
Recursos online

Programa direcionado para o uso escolar, no entanto poderá ser utilizado pelos pais/famílias para consulta. Poderá ser útil na medida em que cada membro da família é responsável por uma componente importante para a compreensão de textos. As crianças/jovens poderão recorrer aos membros da família, como auxílio para a realização de trabalhos de casa.
Programa direcionado para o uso escolar, no entanto poderá ser utilizado pelos pais/famílias para consulta. Inclui informações teóricas sobre a compreensão de leitura e exemplos de atividades que podem ser realizadas. Clique na imagem para aceder ao programa.